
A Prefeitura de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde, assinou na manhã desta sexta-feira (24), o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), que ampliará a assistência através da participação de instituições de ensino de nível superior e técnico.
Várias autoridades estiveram presentes na solenidade. O prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio, destacou que o COAPES melhorá a oferta de serviços de saúde à população. O maior objetivo, segundo ele, é diminuir o tempo de resposta e trazer qualidade para os pacientes. Na semana ada, segunda-feira (13/08), foi inaugurado o Centro Integrado de Assistência à Saúde, e segundo o chefe do executivo os frutos já estão sendo colhidos. “A demanda da UPA tem diminuído, já que os casos de menor complexidade foram transferidos para lá e para as Unidades Básicas de Saúde” concluiu ele.
am o contrato as seguintes instituições: UFV (Universidade Federal de Viçosa – Campos Rio Paranaíba), UFU (Universidade Federal de Uberlândia – Campus Patos de Minas), UNIPAM (Centro Universitário de Patos de Minas, FPM (Faculdade Patos de Minas), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Advice (Núcleo Integral de Formação e Pesquisa Técnico Profissional).
Um comitê constituído por representantes de cada instituição foi eleito com o objetivo de analisar a execução do serviço, bem como propor futuras melhorias.
A grande mudança com a do COAPES é a ampliação dos serviços executados junto a comunidade. De acordo com Patrícia Pereira, coordenadora do Curso de Odontologia do UNIPAM, antes do contrato os acadêmicos faziam um trabalho de prevenção em escolas e creches. Agora, com a parceria, ações curativas, isto é procedimentos e consultas, am a serem ofertados aos pacientes.