Cabeçalho
Menu Horizontal

IRPF: recibo digital por profissionais da saúde será obrigatório

Os dados da prestação dos serviços serão carregados na Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física - DIRPF pré-preenchida.

Os recibos de papel emitidos por clínicas e consultórios estão com os dias contados. A partir de 1º de janeiro, a a ser obrigatória a emissão das notas fiscais digitais por profissionais da saúde, como médicos, dentistas, fisioterapeutas e psicólogos. A medida visa facilitar o trabalho dos profissionais liberais de saúde, bem como seus pacientes, por meio do aplicativo Receita Saúde, lançado pela Receita Federal em abril deste ano.

Com a plataforma, os dados da prestação dos serviços serão carregados na Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física – DIRPF pré-preenchida. “Mais de 25% das pessoas que caem em malha fina na Receita Federal pela Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física caem por inconsistências no preenchimento desses dados dos recibos em papel de profissionais de saúde. Isso acaba a partir de 1º de janeiro com a obrigatoriedade desses profissionais arem a emitir o recibo eletronicamente por meio do aplicativo Receita Saúde”, explicou o Secretário Especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, em entrevista ao programa A Voz do Brasil.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

“Mais de 1 milhão de pessoas caíram na última Declaração do Imposto de Renda na malha fina muitas vezes por conta de erro no recibo em papel preenchido pelo profissional de saúde”, destacou Barreirinhas.

Ainda de acordo com o Secretário Especial, o profissional de saúde pode preencher o recibo retroativamente, ou seja, atendimentos de 2024 poderão ter suas notas fiscais emitidas em 2025. “Então mesmo em relação às despesas desse ano de 2024, se o profissional de saúde quiser entrar e preencher agora eletronicamente, ele está facilitando a vida do seu paciente porque isso vai alimentar a declaração já do ano que vem”.

Apesar de opcional desde abril, mais de 380 mil recibos já foram emitidos esse ano até o início deste mês. Barreirinhas esclarece que qualquer cidadão pode contar com o Receita Saúde para conferir seus recibos, basta baixar o aplicativo da Receita Federal e ar nas opções o Receita Saúde. “Se você clicar lá já vai aparecer todos os recibos que foram emitidos para você”, reforçou.

Mesmo sendo digital, o recibo ainda pode ser exportado em pdf para que seja impresso, caso o paciente prefira ou precise da nota em papel. Barreirinhas esclarece, ainda, que a ferramenta não se aplica aos prestadores de saúde pessoas jurídicas que já prestam essas informações por meio da Declaração de Serviços Médicos de Saúde – Dmed.

Clique aqui para ar a Instrução Normativa RFB 2.240/2024

Clique aqui para ar o Perguntas e Respostas do Receita Saúde.

Esse texto é uma produção independente e não representa a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade é integral do titular da coluna.

Biografia

Paulo Mota

Paulo Mota

É Técnico em Contabilidade e empresário, nascido em Taguatinga-DF, ex-líder comunitário no bairro Nova Floresta. Foi professor de contabilidade, nos Colégio Fonseca Rodrigues e na Escola Estadual Dona Guiomar de Melo, foi vice-prefeito de Patos de Minas, foi Secretário Municipal de Saúde e Secretário Municipal de Finanças e orçamento da prefeitura de Patos de Minas. Atualmente é secretário da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas.

LEIA TAMBÉM!

Instale o app do Patos Notícias!

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.