A oitava noite da Fenapraça 2025 foi marcada pela força, representatividade e cultura do Hip-Hop. O movimento, que há décadas resiste e se reinventa nas periferias do país, ocupou com destaque o Palco Fórum nesta quinta-feira (8), reunindo DJs, MCs, grafiteiros e dançarinos para uma noite dedicada à arte urbana.
Às 19h, a programação começou com a apresentação “Hip-Hop e DJ CD”, que colocou o público para vibrar ao som de batidas autênticas e rimas afiadas. Os artistas locais mostraram o poder da cultura de rua em Patos de Minas, com direito a batalhas de rima e apresentações de dança.
Em entrevista ao Patos Notícias, Cayllison Xavier, integrante do Coletivo Vozes, destacou a importância da valorização do movimento. “O hip hop está na praça, na feira, mostrando a essência de um movimento que existe há mais de 30 anos em Patos de Minas. Temos grafite, dança, rima, DJs com vinis, tudo que representa a cultura hip hop. Somos diamantes que vêm da periferia, trazendo dignidade, vivência e arte”, afirmou.
Segundo Cayllison, foram 25 apresentações realizadas apenas nesta noite, o que demonstra a força do Rap patense. Ele também agradeceu o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Cultura, que abriram espaço para o movimento dentro da Fenapraça. “O rap é legítimo, é forte, e vem conquistando cada vez mais espaço”, disse.
Além do destaque na quinta-feira, o Hip-Hop continuará com programação especial no sábado (10), com eventos na pista de skate, batalha de rimas e até recital de poesias, evidenciando o lado lírico e reflexivo do rap.
A programação da noite ainda contou com os shows de Washington Luiz e Fabiano (20h) e Moisés Martins (22h), no Palco Coreto.
Confira a programação desta sexta-feira (09/05):
Palco Fórum
20h – Lizandra
22h – Dino Fonseca
Palco Coreto
20h – Trio Açucena
22h – Ricardo Carvalho