Cabeçalho
Menu Horizontal

Final do 4º Festival Patos e Viola acontece hoje a noite

O o é gratuito, em mais um dia de portões abertos da Fenamilho 2025.

A noite desta terça-feira (20), em Patos de Minas, foi marcada por emoção, talento e muito orgulho da cultura sertaneja durante a semifinal do IV Festival Patos & Viola, evento que integra a programação oficial da 64ª Festa Nacional do Milho (Fenamilho 2025). Realizado na Fazendinha Cultural Adão Marins, dentro da Vila da Agricultura Familiar, o festival reuniu artistas de diversas cidades mineiras e um público caloroso que lotou o espaço para prestigiar as apresentações.

Sob a condução do mestre de cerimônia, o apresentador Guy Boaventura, a abertura oficial aconteceu pouco antes das 20h, com saudação em nome do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, representado na ocasião pelo seu presidente, Cleides Queiroz de Melo Junior, da Fundação Casa da Cultura do Milho, representada pela sua diretora, Adriana Vaz, e da Excult Cultural, representada pelo seu diretor e organizador do evento, João Otávio Coêlho, entidades responsáveis pela realização do evento.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Na sequência, os presentes puderam conhecer um pouco mais da história do festival, criado em 2015 com o propósito de valorizar a música sertaneja raiz e incentivar novos talentos. A quarta edição homenageia dois nomes importantes da música regional: Anair de Castro Tolentino (Jack), cujas obras foram interpretadas na categoria infanto-juvenil, e Chico Primo, falecido em março deste ano.

Neste ano, o festival foi dividido em duas categorias:

  • Interpretação (Infanto-Juvenil) – voltada para participantes de 6 a 17 anos, com interpretações de obras do compositor Jack;
  • Música Inédita – com composições autorais, letra e melodia originais.

De acordo com João Otávio Coêlho, ao todo, a premiação recebeu quase 100 inscrições, sendo 14 delas selecionadas para a semifinal, sete para cada uma das categorias. “Nós tivemos inscrições do Paraná, de São Paulo, de Minas Gerais e do Distrito Federal. Os competidores concorrerão a R$ 20 mil, uma das maiores premiações de um festival sertanejo do Brasil”, conta ele.

DESTAQUES DA NOITE

Na categoria Interpretação, o público se emocionou com jovens talentos como Ester Mota e Vinícius, Laís Marins, Pedro Lopes, Lucas Henrique e Vinícius Mota, que trouxeram ao palco releituras carregadas de sentimento e autenticidade. As apresentações reforçaram a importância da memória musical de Jack, com músicas como “A Noite do Nosso Amor”, “Menina da Aldeia” e “Retrato de Mãe”.

Já na categoria Música Inédita, o palco recebeu composições originais vindas de diferentes cidades mineiras. O público pôde conferir criações como “Gatão de Minas Gerais”, “Tributo ao Querido Goiá” e “Viola Dom da Saudade”, entre outras, interpretadas pelos artistas Alexandre Viola e Marciel, Marina Morais, Zé Tropeiro e Villar, Ana Clara e Vitória, Pedro Henrique e Daniel, Os Lascadões e Iriberto Mota e Viviane. Confira, a seguir, a relação completa das apresentações da noite.

CATEGORIA INTERPRETAÇÃO

  1. A Noite do Nosso Amor – Ester Mota e Vinícius (Patos de Minas – MG)
  2. A Rosa e o Colibri – Laís Marins (Patos de Minas – MG)
  3. Caminheiro – Pedro Lopes (Patos de Minas – MG)
  4. Infância Querida – Ester Mota (Patos de Minas – MG)
  5. Lágrimas de Maria – Ester Mota e Vinícius (Patos de Minas – MG)
  6. Menina da Aldeia – Lucas Henrique (Carmo do Paranaíba – MG)
  7. Retrato de Mãe – Vinícius Mota (Patos de Minas – MG)

CATEGORIA MÚSICA INÉDITA

  1. Gatão de Minas Gerais – Alexandre Viola e Marciel (Ituiutaba – MG)
  2. Guerreira – Marina Morais (Patos de Minas – MG)
  3. O Glorioso Artista – Zé Tropeiro e Villar (Patos de Minas – MG)
  4. Tributo ao Querido Goiá – Ana Clara e Vitória (Patos de Minas – MG)
  5. Versos da Vida Simples – Pedro Henrique e Daniel (Perdizes – MG)
  6. Viola Dom da Saudade – Os Lascadões (Patos de Minas – MG)
  7. Voltei para Ficar – Iriberto Mota e Viviane (Patos de Minas – MG)

O corpo de jurados, formado por nomes consagrados da música e da cultura patense como Manito, Zé Cristal, Rodrigo Byça e Tio Bruno Tubarão, avaliou critérios como afinação, melodia, interpretação, presença de palco e aclamação popular. Ao fim das apresentações, os jurados se reuniram com os organizadores para apuração dos votos.

Durante a pausa para contagem, o público foi convidado a visitar a Vila da Agricultura Familiar, enquanto músicas vencedoras de edições anteriores foram executadas, mantendo o clima festivo e nostálgico do evento.

O anúncio oficial dos classificados para a grande final foi feito logo após o encerramento da apuração, com muita expectativa do público e reconhecimento a todos os artistas que se apresentaram. Os finalistas do IV Festival Patos & Viola são:

CATEGORIA INTERPRETAÇÃO

  1. A Noite do Nosso Amor – Ester Mota e Vinícius (Patos de Minas – MG)
  2. Caminheiro – Pedro Lopes (Patos de Minas – MG)
  3. Infância Querida – Ester Mota (Patos de Minas – MG)
  4. Lágrimas de Maria – Ester Mota e Vinícius (Patos de Minas – MG)
  5. Retrato de Mãe – Vinícius Mota (Patos de Minas – MG)

CATEGORIA MÚSICA INÉDITA

  1. Gatão de Minas Gerais – Alexandre Viola e Marciel (Ituiutaba – MG)
  2. Guerreira – Marina Morais (Patos de Minas – MG)
  3. O Glorioso Artista – Zé Tropeiro e Villar (Patos de Minas – MG)
  4. Tributo ao Querido Goiá – Ana Clara e Vitória (Patos de Minas – MG)
  5. Viola Dom da Saudade – Os Lascadões (Patos de Minas – MG)

A grande final acontece nesta quarta-feira, 21 de maio, às 19h, logo após o show de Tustão, na Fazendinha Cultural Adão Marins — localizada na Vila da Agricultura Familiar, dentro do Parque de Exposições. O o é gratuito, em mais um dia de portões abertos da Fenamilho 2025.

💬Participe da discussão💬

Escolha uma rede social para comentar:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Instale o app do Patos Notícias!

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.