
O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (Novo), está intensificando as articulações para se tornar o próximo presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), a maior entidade representativa da istração pública em Minas Gerais. Falcão, que atualmente ocupa o cargo de vice-presidente da associação, tem se mostrado um dos principais nomes na disputa.
A AMM é atualmente liderada por Marcos Vinícius da Silva Bizarro, ex-prefeito de Coronel Fabriciano, que está em busca da reeleição. No entanto, sua candidatura enfrenta resistências, já que ele não ocupa mais o cargo de prefeito, o que, segundo Falcão, é incoerente.
Inicialmente, vários nomes eram apontados como possíveis candidatos à presidência da AMM, entre eles João Marcelo (Nova Lima), Léo Camilo (Santo Antônio do Monte), Lucas (Iguatama), Rodolfo (Sabará), Fabiano (São Gonçalo) e Fábio Avellar (Nova Serrana). Contudo, esses líderes decidiram se unir em torno da candidatura de Falcão, fortalecendo a chapa.
Questionado sobre suas propostas, Falcão destacou a necessidade de uma gestão mais descentralizada. “Se eleito, pretendemos dividir as funções, de forma diferente do que ocorre hoje, onde o presidente centraliza tudo. A presença em Belo Horizonte será mais constante e ativa, visando representar melhor os interesses dos municípios”, explicou.
Boatos e bastidores
Nos bastidores, surgiram especulações de que Marcos Vinícius, com apoio de interlocutores ligados à cúpula do Partido Novo, teria buscado um acordo para que Falcão apoiasse sua reeleição e integrasse sua chapa. Falcão, no entanto, negou qualquer tipo de negociação.
A eleição da AMM ainda não foi oficialmente convocada, mas está prevista para acontecer entre março e abril. O pleito será direto, com cada prefeito dos municípios filiados à entidade tendo direito a um voto.