A Prefeitura de Patos de Minas já iniciou a preparação do bolo em comemoração aos 133 anos da cidade. A produção do bolo está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, enquanto a pamonha é preparada por uma empresa terceirizada. Ao todo, serão distribuídos oito mil pedaços de bolo e seis mil pamonhas para a população.
O padeiro José Anísio Dias trabalha na confecção do bolo há 30 anos. Ele começou como jovem aprendiz e, posteriormente, tornou-se servidor municipal. Há 17 anos, a produção do bolo ganhou um significado especial com o nascimento de sua filha Alice, no dia 23 de maio de 2008.
José Anísio relata que estava trabalhando na confecção do bolo quando sua esposa entrou em trabalho de parto. Ele deixou o serviço para acompanhar o nascimento da filha e, em seguida, retornou ao trabalho para finalizar o bolo. “Foi um momento muito marcante na minha vida”, contou.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Jorgiane Suelen, informou que neste ano o bolo será recheado com doce de leite e coco, e a pamonha será doce. Serão produzidos 600 quilos de bolo, utilizando 100 quilos de farinha, 90 quilos de açúcar, 1.800 ovos, 5 quilos de fermento, 200 litros de leite, 20 quilos de coco ralado e 200 quilos de doce de leite. Aproximadamente 200 pessoas estão envolvidas na confecção.
A maquete do bolo comemorativo aos 133 anos já está finalizada. Responsável pela arte, a servidora municipal Valderlene Alves Santana explicou que a maquete segue uma temática especial. Como este ano haverá distribuição de pamonha, foram representados elementos como o milharal, a colheita, o transporte e a produção, além de flores confeccionadas com palha de milho.
Jorgiane Suelen convida a população para participar da Sessão Cívica, que ocorrerá a partir das 8h da manhã deste sábado, em frente ao antigo fórum, na Avenida Getúlio Vargas. Logo após, haverá a distribuição do bolo e da pamonha, seguida do desfile cívico, estudantil e militar.